Evento relembra duas das maiores atrocidades nazistas contra o povo judeu, durante a Segunda Guerra Mundial.
São Paulo, outubro de 2021 – O Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto irá promover cerimônia em memória dos 80 anos do Massacre de Babi Yar e os 83 anos da Noite dos Cristais (Kristallnacht) – duas das maiores atrocidades cometidas pelos nazistas contra o povo judeu durante a Segunda Guerra Mundial. O evento será realizado em 8 de novembro (segunda-feira), às 19 horas, e vai contar com a participação de um sobrevivente de cada um dos episódios que estarrece, até hoje, a humanidade e marca profundamente a história do Holocausto.
Um deles é um empresário que sobreviveu ao massacre de Babi Yar, ocorrido em Kiev, na ex-União Soviética, hoje Ucrânia, em 1941. Ao longo de 36 horas, a população judia da cidade – que havia sido ocupada pelas forças do exército nazista – foi encaminhada para o barranco de Babi Yar e fuzilada sistematicamente. Na ocasião, foram mortos mais de 33 mil judeus, segundo o historiador Antony Beevor.
Outra sobrevivente carrega até hoje cicatrizes na memória da Segunda Guerra Mundial. Ela presenciou a ‘Noite dos Cristais’, quando as forças da Gestapo (polícia nazista) incendiaram sinagogas e lojas, perseguindo a população judia. “Foi a noite mais terrível que vivi. Lembro que nos preparávamos para dormir quando escutamos um estrondo tremendo. Um barulho absurdo na rua. Foi quando vimos labaredas, bombas estourando. Um cenário tétrico”, recorda. A Noite dos Cristais ocorreu em 1938, em Berlim.
“A cerimônia visa resgatar e reconstruir a memória para que todos entendam as consequências que o preconceito e a intolerância podem trazer à humanidade”, afirma Toive Weitman, diretor do Memorial da Imigração e do Holocausto.
Para participar do evento, é necessário enviar solicitação pelo e-mail
contato@memorialdoholocausto.com.br .
Sobre o Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto
Localizado na primeira sinagoga do Estado de São Paulo (fundada em 1912), o museu guarda um amplo e valioso acervo documental destinado a valorizar a contribuição dos judeus ao desenvolvimento do Brasil. O MEMIJ visa preservar a memória judaica, oferecendo ao público um espaço ímpar para honrar a memória dos imigrantes judeus engajados na construção do Brasil. Com diversos recursos multimídia, MEMIJ convida o visitante a uma reflexão na qual história, arte, religião e cultura se fundem dentro de um ambiente especial, totalmente voltado para o conhecimento e a reflexão. Site oficial: http://memij.com.br/.
Evento: Cerimônia em Memória à Noite dos Cristais “Kristallnacht” e 80 anos do Massacre de Babi Yar.