Aberto ao público, evento traz centenas de títulos a preços especiais, com descontos a partir de 30%, das maiores editoras judaicas do Brasil, no domingo 19 de maio
Uma boa dica para os que apreciam a boa literatura judaica: será realizada no domingo, 19 de maio, a 4ª edição da Feira do Livro Judaico, no Salão Adolpho Bloch, do Clube Hebraica. Para os organizadores do evento, que esperam receber público superior a três mil pessoas, será uma boa oportunidade de se encontrar importantes livros em português, inglês e hebraico, de diversas editoras e com descontos a partir de 30%. Além disso, os visitantes terão a chance de passar um domingo diferente e agradável e assistirem palestras dos mais variados temas que vão da inquisição ao holocausto, legislação brasileira e judaica, entre outros. Organizado e coordenado pela Editora Maayanot, com participação das editoras Sêfer, Bait, Beit Lubavitch, Makron Books, entre outras, o evento será realizado em um único dia e reúne as principais obras da cultura e temática judaicas.
Lançamentos em livros e palestras
O público poderá conferir de perto os lançamentos acompanhados de debates e palestras. O grande homenageado desta edição da Feira é Nachman Falbel, Professor Titular da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: História Medieval, Filosofia Medieval, História e Cultura Judaíca. Autor de livros como Judeus no Brasil: estudos e notas ; Estrelas errantes: Memória do teatro ídiche no Brasil, Literatura Ídiche no Brasil, entre outros, o professor será homenageado pela comunidade judaica de São Paulo, ao mesmo tempo que lança, pela editora Maayanot, o livro “Léxico dos Ativistas Sociais e Culturais da Comunidade Israelita no Brasil, que conta a trajetória dos ativistas sociais e culturais da comunidade judaica no Estado.
Já a professora Maria Luiza Tucci, coordenadora do Projeto ArqShoah — Arquivo Virtual sobre Holocausto e Antissemitismo da Universidade de São Paulo, fará palestra seguida de autógrafos dos Volumes 1, 2, 3 e 4 da coleção “Vozes do Holocausto”, de sua autoria em parceria com Rachel Mizrahi, que trazem histórias de vida dos refugiados do nazifascismo e sobreviventes da Shoah para o Brasil entre 1933-2017, com mais de 300 relatos, publicado pela editora Maayanot. Maria Luiza e Rachel são pesquisadoras do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER) da Universidade de São Paulo (USP). “Reconstituir as trajetórias de vida dos sobreviventes do Holocausto e refugiados do nazismo radicados no Brasil, se faz emergencial. Principalmente, nos dias atuais, quando as velhas e as novas gerações desconhecem o que foi o Holocausto e, até mesmo, suas próprias raízes. Infelizmente não temos muitas vozes para narrar suas vivências, mas, mesmo assim, devemos insistir nos últimos registros com os filhos e netos, guardiões de pequenos acervos e histórias pessoais”, comenta Maria Luiza Tucci.
Na mesma linha, “Sobreviventes do Holocausto”, de Luiz Rampazzo, apresenta fotos do fotógrafo e membro da curadoria do Memorial do Holocausto de São Paulo e Diretor executivo na Special Books Brasil/Elefante.
Uma das grandes atrações desta edição da Feira do Livro Judaico é um encontro com sobreviventes do Holocausto, hoje residentes no Brasil, que vivenciaram os horrores do antissemitismo, moderada pelo jornalista e escritor Marcio Pitliuk, que comandará debate com participação de Rampazzo e que contará com interação do público participante.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
10h00 – A Paixão e o Futuro do Livro — bate papo com Rabino David Weitman e o livreiro Samuel Seibel, da Livraria da Vila;
11:15 – Os Criptojudeus (Cristãos Novos) Na Inquisição Ibérica, com o professor Reuven Faingold, acompanhado do lançamento do livro D. Carlos de Lisboa de Chaim Eliav
12:20 – O Pensamento Judaico, com Rabino Jorge Nurkin, acompanhado de lançamento da coleção Enciclopédia do pensamento Judaico de Aryeh Kaplan
14:00 – Debate sobre Legislação Criminal, com o criminalista Daniel Bialski (Legislação Brasileira) e Rabino David Weitman ( Legislação Judaica)
15:15 – Encontro com Sobreviventes do Holocausto, com mediação do jornalista Márcio Pitliuk e presença do fotógrafo Luiz Rampazzo, que lançará o livro fotográfico
16:00 – Homenagem da Comunidade Judaica ao professor Nachman Falbel, acompanhado de lançamento do livro “Léxico dos Ativistas Sociais e Culturais da Comunicade Israelita no Brasil, de 1953-1960”
17:30 – Maimônides – Vida e Obras, com Rabino Shamai Ende Shlita, acompanhado de lançamento do livro “Zmanim do Codex Maimônides”
18:30 – Vozes do Holocausto: para além dos silêncios e dos traumas, com a professora Maria Luiza Tucci, acompanhada do lançamento dos Volumes 3 e 4 da Série Vozes do Holocausto
Brindes Exclusivos
Evento tem entrada gratuita e os primeiros 500 inscritos no site da Feira http://www.feiradolivrojudaico.com.br/ ganharão o livro “Sobreviventes do Holocausto”, de Luiz Rampazzo. Já os 300 seguintes, o livro “Epopeia do Povo Judeu” Volume 3, da editora Sêfer e os 200 finais, “150 Anos da Imigração Judaica”, da Editora Maayanot. Brindes exclusivos para os inscritos no portal da Feira.
Serviço
4ª Bienal da Feira do Livro Judaico em Português
Data: Domingo (19), de 9h às 20h
Local: Salão Adolpho Bloch, do Clube Hebraica
Endereço de acesso ao evento: Rua Hungria, 1000 – Pinheiros, São Paulo/SP
Entrada: Grátis.