Wilson Cardoso, membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade, afirma que o 5G trará uma revolução na vida dos brasileiros, oferecendo aplicativos baseados em inteligência artificial, computação em nuvem e realidade virtual que podem ser usadas em todos os campos e em qualquer lugar.
Nos próximos anos, será possível conectar carros, robôs e máquinas, inclusive trens de caminhões, onde apenas o primeiro veículo tem motorista e os demais estão conectados a ele. Com velocidade dez vezes superior ao 4G, a tecnologia 5G vai causar uma verdadeira revolução na vida do brasileiro nos próximos anos, antecipa Wilson Cardoso, membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao o avanço da tecnologia para o benefício da humanidade. Essa quinta geração de rede de internet móvel deve chegar ao país em 2021, pois o leilão está marcado para o próximo semestre.
Assim que chegar ao Brasil, a tecnologia deverá propiciar a oferta de telecomunicações em bandas mais amplas, aumentando o tráfego de informações e reduzindo a latência nas conexões. “O 5G proporcionará a conexão de milhões de sensores por quilômetro e novos aplicativos baseados em inteligência artificial, computação em nuvem e realidade virtual poderão ser usados em todos os campos e em todos os lugares”, prevê Cardoso, diretor de soluções da Nokia Latin America . Mas a revolução 5G ocorrerá gradualmente. Ainda em 2021, o 5G suprirá a demanda por comunicação, que hoje não é atendida pelas redes de fibra ótica. “Será mais fácil construir uma torre 5G do que aumentar o cabeamento de fibra”, observa o membro do IEEE.
A tecnologia também proporcionará serviços de supervisão e controle. Esses serviços podem, por exemplo, usar drones para fiscalizar a rede elétrica, trabalho feito hoje com helicópteros. Os drones também poderão sobrevoar áreas florestais para detectar incêndios, agilizando o posicionamento das brigadas. “Câmeras térmicas podem ser conectadas para medir a temperatura das pessoas”, explica o especialista. Nos próximos anos, o 5G permitirá a conexão de carros, robôs e máquinas, inclusive trens de caminhões, onde apenas o primeiro veículo tem motorista e os demais estão conectados a ele. “Também será possível programar várias máquinas agrícolas para trabalharem conectadas sete dias por semana, 24 horas por dia”, diz Wilson Cardoso.
Máquinas como empilhadeiras podem ser programadas para carregar e descarregar materiais em uma rota pré-estabelecida. 5G também promete melhorar a tecnologia robótica. Para Cardoso, essa nova geração de internet móvel vai acelerar a mudança na programação dos robôs que atuam nas linhas de produção. “Na área da saúde, podemos ter robôs para entregar medicamentos aos pacientes em hospitais, substituindo o trabalho dos enfermeiros que viajam até 10 quilômetros por semana para realizar essa tarefa”, finaliza o integrante do IEEE.
Nas entrevistas com o especialista, alguns tópicos também podem ser abordados:
· A importância da conectividade em tempos de isolamento social;
· Os desafios da tecnologia 5G no Brasil;
· As novas demandas da sociedade e o papel das telecomunicações.
Sobre o IEEE
O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.