O Memorial do Holocausto de São Paulo escolheu o próximo dia 27 de janeiro — dia da libertação do campo nazista de Auschwitz, sugerida pela ONU como Dia Mundial da Memória das Vítimas do Holocausto – para lançar a campanha Obrigado, Brasil, filme de 30 segundos, onde 10 sobreviventes do Holocausto fazem um apelo: Diga não ao Antissemitismo, que causou tanta tragédia na Europa e o assassinato de 6 milhões de judeus.
Criado por Marcio Pitliuk, curador do Memorial do Holocausto, escritor e cineasta, especialista no Holocausto, a campanha conta com apoio da CONIB – Confederação Israelita do Brasil, FISESP- Federação Israelita de São Paulo, Fundo Comunitário e StandWithUs-Brasil.
Brasil recebeu sobreviventes do Holocausto de braços abertos
Após a II Guerra Mundial, centenas de sobreviventes do Holocausto vieram para o Brasil e aqui reconstruíram suas vidas. Eram poloneses, alemães, húngaros, italianos, romenos, homens e mulheres de diversas nacionalidades, que fugiram do racismo e do antissemitismo.
No Brasil, foram recebidos de braços abertos, com carinho e respeito, puderam manter suas tradições e nunca sofreram algum tipo de preconceito. Os sobreviventes do Holocausto se consideram brasileiros de alma e de coração. Adoram e respeitam o país que os acolheu.
Neste período, em que presenciamos o recrudescimento do antissemitismo no mundo, não é possível permitir que esse preconceito chegue ao País, sempre tolerante a todas as religiões e etnias.