Atual líder da Micro Focus Brasil, Marco Leone foi nomeado para ser o RVP da OpenText Brasil, e começa na nova função em julho.
Com a aquisição da empresa britânica de software Micro Focus pela canadense OpenText, concluída no início deste ano, o atual vice-presidente e general manager da Micro Focus Brasil, Marco Leone, foi nomeado para novo Regional Vice President da OpenText Brasil, que a partir de julho terá uma operação dedicada somente ao Brasil. A OpenText é uma empresa de software fundada em 1991, que se tornou a maior empresa de tecnologia do Canadá e alcançou o top 100 de empresas de software no mundo por meio de várias aquisições importantes: a última delas, a compra da Micro Focus Brasil, em uma operação avaliada de US$ 5,8 bilhões, que pode levar a OpenText a se tornar uma empresa de US$ 10 bilhões nos próximos dois anos.
A Micro Focus foi fundada em 1976 e cresceu muito nos últimos 14 anos com várias aquisições importantes, incluindo as compras da Borland em 2009; da Attachmate em 2014 (incluindo a Novell SuSE Linux); e da HP Software em 2017. Marco Leone foi o responsável pela abertura da operação da Micro Focus no Brasil em 2009, e acompanhou todos esses processos.
“Em primeiro de julho, começa um novo ano fiscal, e fui convidado para expandir a minha atuação, como head da operação da nova OpenText Brasil,” conta Leone. A operação da OpenText no Brasil fará parte da estrutura na América Latina, liderada por Roberto Regente Jr. “A partir de agora, começamos a trabalhar como uma única empresa, em um único escritório, com uma nova liderança,” diz Leone. Ele conta que a ideia é dar continuidade no que já vinha sendo feito, e também oferecer aos nossos clientes e parceiros a oportunidade de acesso a um portfólio mais abrangente de soluções e serviços, aproveitando as sinergias entre a OpenText e a Micro Focus.
Leone diz que “não existe quase nenhum overlap, então basicamente os produtos das duas marcas são complementares”. O executivo diz que “a OpenText é uma empresa com uma tradição muito grande de investimento em tecnologia”, e cita o fato do CEO da empresa, Mark Barrenechea, também acumular o cargo de CTO, como prova de que a empresa “está sempre muito atenta a como as tecnologias atuais e futuras podem ser usadas em benefício dos nossos parceiros e clientes.”
O novo lider da OpenText Brasil também lembra que a empresa “é muito inclusiva, e está sempre preocupada com causas sociais e em reduzir sua pegada de carbono,” e também que tem um interesse “verdadeiro e genuíno com as mudanças importantes que precisam acontecer na nossa sociedade.”
O objetivo de Marco Leone agora é demonstrar como os clientes “podem se beneficiar das sinergias dessa integração dessas duas empresas. A primeira e mais prática, é ter uma visão única e holística do cliente.” Ele acredita que “o maior indicador de sucesso é ajudar os nossos clientes e nossos parceiros a crescerem. É um ciclo virtuoso, quanto mais os nossos clientes e parceiros crescem, mais os nossos funcionários ficam satisfeitos, e isso impacta no nosso crescimento.”
A nova configuração da OpenText Brasil, com as duas equipes unidas, será oficialmente apresentada no evento Febraban Tech, que acontece do dia 27 ao dia 29 de junho em São Paulo.