ESPECIALISTAS DO IEEE INTEGRAM PROJETOS DE PRODUÇÃO DE MÁSCARAS HOSPITALARES COM IMPRESSORA 3D
E REPARO DE RESPIRADORES PARA TRATAMENTO DE PACIENTES COM COVID-19
Usar respiradores quebrados para montar um novo e impressoras 3D para produção de máscaras são recursos utilizados por membros do IEEE, maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, e outros voluntários, para colaborar no tratamento de pacientes com Covid-19. No Rio de Janeiro, o Instituto Militar de Engenharia (IME) vai fornecer ao Hospital Central do Exército e outros hospitais públicos militares 900 protetores faciais do tipo faceshield produzidos com impressoras 3D, que foram projetadas pelo Laboratório de Robótica e Inteligência Computacional, dirigido pelo membro do IEEE, Paulo Rosa. Em Vitória, no Espírito Santo, o membro do IEEE, Anselmo Frizera, lidera projeto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que reúne especialistas para dar manutenção em respiradores e monitores de hospitais públicos e privados a fim de ajudar no combate à pandemia.
Paulo Rosa informou que os próximos lotes serão enviados a hospitais públicos do Rio de Janeiro. A primeira leva foi custeada com recursos obtidos de forma colaborativa, através da coleta de doações e insumos para produção de impressoras 3D. Frizera está usando sua experiência na área de eletrônica para ajudar na recuperação de equipamentos parados dos hospitais, como respiradores e monitores. “A ideia é dar manutenção em aparelhos de vitais neste momento de crise, substituindo componentes defeituosos ou aproveitando componentes de dois aparelhos parados para deixar um deles funcional”, afirma. Outras equipes da UFES estão consertando macas e leitos e produzindo máscaras faceshield em impressoras 3D.
Sobre o IEEE
O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.