Foram apontadas ameaças nas tecnologias emergentes por membros brasileiros do IEEE – maior organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Para André Leon S. Gradvohl e Jacob Scharcanski, respectivamente pesquisador da Univerdade de Campinas (UniCamp) e professor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), são vulneráveis à violação de dados no País: mensagens trocadas por sensores e dispositivos de sistemas ligados ao setor público; comunicação entre equipamentos industriais; informações obtidas no monitoramento de sinais vitais de pacientes; dados transacionados em aplicativos de mobilidade e a utilização de biometria facial para a identificação de pessoas.
Segundo os especialistas, talvez a ameaça mais séria de ataques à segurança e à privacidade de dados resida no ataque a equipamentos, câmeras e sensores usados em sistemas de “cidades inteligentes”. Entre as estratégias de prevenção aos riscos, recomendam protocolos de comunicação mais seguros e tolerantes a falhas na rede, mecanismos de criptografia e redes devidamente segmentadas, em combinação com um conjunto de instruções programadas em dispositivo de hardware.
Nas entrevistas com os especialistas, ainda podem ser abordados temas como:
Riscos nos sistemas industriais com máquinas autônomas que tomam decisões sem a intervenção humana e interagem umas com as outras por meio da Internet Industrial das Coisas
Aplicações de mobilidade que vazam para as redes sociais os dados das viagens de seus usuários, com dados que indicam padrões de deslocamento e hábitos de consumo do usuário, permitindo, por exemplo, aos assaltantes avaliarem o tempo que têm disponível para invadir sua residência enquanto o passageiro está em trânsito.
Ataques de apresentação, conhecidos como spoofing, que falsificam a imagem do usuário legítimo no sistema usando suas fotos ou seus vídeos
Possíveis prevenções aos riscos e oportunidades na busca por segurança IE
Sobre o IEEE
O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.
Contato:
SPMJ Comunicação
Tel 011.3289-2699
spmj@spmj.com.br