No próximo dia 25 de abril, no Expo D. Pedro, 10h15, a empresária brasileira Beatriz Ramos, CEO da empresa holandesa BrandLoyalty, especializada no desenvolvimento de campanhas baseadas em coleções de selinhos, será uma das atrações do Retail Conference em Campinas. Ela participa de debate sobre os principais conteúdos do mercado varejista, como responsável pela criação, a inteligência e a logística por trás das ações – que envolvem descontos em facas, refratários, panelas, copos, taças, entre outros – que são de responsabilidade da empresa holandesa.
Com o trabalho da BrandLoyalty, duas das principais redes de supermercados do País – Extra e Pão de Açúcar — comprovaram aumento de vendas de até dois dígitos em suas lojas. Recentemente, iniciaram novas ações: Pão de Açúcar estreou sua sétima campanha com a BrandLoyalty, com a distribuição de selos de desconto para aquisição de copos e taças Fontignac, ação que se estende até 4 de agosto. Da mesma forma, o Extra lançou nova ação para fidelizar ainda mais os seus consumidores.
A lógica dessas gigantescas ações, que envolvem milhões de produtos selecionados, está em prestigiar o consumidor que coleciona selinhos à medida em que compra produtos na loja por, em média, 18 semanas. Os produtos são diferenciados e verdadeiros “objetos de desejo” do público-alvo, o que torna a acumulação de selinhos ainda mais lúdica e recompensadora. Por trás dessas operações – muito mais complexas do que podem parecer à primeira vista – está a inteligência da BrandLoyalty, empresa que vem disseminando em mais de 70 países campanhas semelhantes que distribuem de bichinhos de pelúcia a álbuns de figurinhas colecionáveis, passando por panelas, facas e refratários. A inteligência envolvida nas ações leva em conta os dados dos consumidores de cada rede varejista, assim como o seu comportamento de compras, desejos e ambições.
760 milhões de selos em 2018
Os números das campanhas da empresa holandesa no Brasil impressionam. Sob sua gestão, no ano passado, o Pão de Açúcar distribuiu mais de 800 mil panelas Fontignac, trocados por mais de 90 milhões de selos. Já o Extra chama a atenção pela campanha feita com facas da Royal VKB, que movimentou mais de 260 milhões de selinhos e distribuiu mais de 2 milhões de produtos. Somando-se esses resultados a ações de outras redes supermercadistas brasileiras, a empresa foi responsável por ações no Brasil que abrangeram mais de 8 milhões de produtos, trocados por mais 760 milhões de selos.
Um importante aspecto da logística envolvida nas campanhas diz respeito à minuciosa gestão da segurança dos selos. Os selinhos autocolantes são impressos no exterior e previamente numerados individualmente para evitar fraudes. Um sistema de monitoração rastreia o código de cada uma das unidades, desde o momento que deixa o cofre, até a entrega dos produtos aos clientes.
Forte ritmo de crescimento
Além de Pão de Açúcar e Extra, sua carteira de clientes conta, ainda, com redes regionais, a exemplo dos Supermercados Coop. No ano passado, alcançou o faturamento de R$ 200 milhões no País. Segundo sua CEO, Beatriz Ramos, que lidera a subsidiária brasileira desde que a marca desembarcou no País em 2012, ao ritmo das novas campanhas, o objetivo é fechar 2019 com crescimento 50% acima de 2018.
Segundo Beatriz, o Brasil já é o quinto mercado que mais fatura para a companhia. A multinacional holandesa possui 32 escritórios ao redor do mundo – incluindo Alemanha, França, Itália, Rússia, Estados Unidos, Canadá, México, Japão, China Continental, Hong Kong e Taiwan, entre outros. E, só no ano passado, contratou mais de uma centena de pessoas em três continentes.