Apresentação gratuita acontece no próximo sábado, dia 8 de dezembro, 20h
Com regência do Maestro Marcos Sadao Shirakawa, há 35 anos atuando no universo da música, e solo do trompetista paulista Paulo Ronqui, a Banda Sinfônica do Exército (Funceb) sobe ao palco neste final de semana para encerrar a temporada de concertos de 2018. A apresentação única e gratuita acontece no Theatro São Pedro, no sábado, dia 8 de dezembro, 20h. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Theatro, uma hora antes da apresentação, com limite de dois ingressos por pessoa.
O público poderá conferir obras dos compositores brasileiros Edmundo Villani-Côrtes, Impressões Regionais de Fernando Oliveira, e o Concerto para Trompete de Alexander Arutiunian que será tocado pelo solista convidado Paulo Ronqui. No programa, ainda haverá Jan Van der Roost com Adagio for Wind e Ferrer Ferran com Ceremonial, que encerram a apresentação.
Fundada em 2002, a Banda Sinfônica do Exército já se apresentou nas mais importantes salas de concertos do Brasil. Ganhadora de diversos prêmios, como o de “Melhor Projeto de Música Erudita” e “Prêmio Especial de Cultura” (ambos concedidos pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA), já recebeu importantes solistas nacionais e internacionais e tem como diretor artístico o maestro Eduardo Pereira.
Sobre os convidados
Maestro Sadao foi Diretor Artístico e Regente Titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo de 2010 à 2017 — considerada uma das 10 melhores do mundo . Atuou como Regente da Banda Sinfônica de Cubatão; Regente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, da Orquestra Sinfônica da USP e de Santo André. Foi Professor de Trombone e Música de Câmara na EMESP Tom Jobim e participou de Festivais de Música na América e na Europa. Atualmente é o Diretor Artístico do Instituto Relfe em Peruíbe.
Paulo Ronqui é Doutor em música e atua como coordenador e professor de trompete da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi músico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, se apresentou em diversas orquestras brasileiras e em países como Estados Unidos, Alemanha, Cuba, Peru, Japão e França. Foi vencedor do I Concurso de Música de Câmara promovido pela UNICAMP em 2006 e do I Concurso Nacional para Trompete Solo promovido pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, no ano de 2004.
Sobre a FUNCEB
Embora dedicada à preservação da história do Exército Nacional, a FUNCEB (Fundação Cultural Exército Brasileiro) é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada em 2000, que possui personalidade jurídica de direito privado, autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Esse patrimônio inclui fortes, fortalezas, sítios históricos, bibliotecas, documentos, museus, monumentos, obras de arte e outros bens em um rico acervo cultural que ajuda a narrar a história da nação. Além da cultura, a FUNCEB também atua em outras áreas, como esportes, educação, preservação ambiental, comunicação e assistência social, proporcionando a oportunidade de se estabelecer diversas parcerias com a iniciativa privada e o terceiro setor, o que incentiva o inter-relacionamento entre diferentes segmentos da sociedade. Presidida por Marcos Arbaitman, a FUNCEB possui uma estrutura ágil, composta por vice-presidente, diretores e conselho de curadores e fiscal, com assessoramento de um conselho técnico-consultivo. Site oficial: http://www.funceb.org.br/.
SERVIÇO:
Theatro São Pedro
Endereço: Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3661-6600
Contato para a imprensa:
SPMJ Comunicação
(11) 3289-2699
spmj@spmj.com.br