A nova era da exploração espacial pode garantir o acesso a fontes de recursos renováveis fora da Terra
A busca por recursos naturais no espaço pode reduzir a pressão que o aumento da população humana exerce sobre o planeta Terra
A procura por recursos renováveis é um dos maiores desafios da Humanidade, e a atual era da exploração espacial, denominada New Space, pode ser o caminho para atender essa demanda. Esta busca por recursos em outros planetas pode ser a chave para reduzir a pressão que o aumento da população humana exerce sobre a Terra, podendo até gerar a produção de alimentos e energia limpa, afirma Euclides Lourenço Chuma do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade.
“Com o progresso da exploração espacial, as pesquisas em eletricidade e fotônica (campo da ciência dedicada a estudar a luz) devem tornar viável gerar eletricidade na Terra usando painéis solares no espaço que podem ser instalados em satélites ou na Lua”, conta o engenheiro do IEEE.
O feito ainda pode ser considerado um desafio, mas um dos projetos mostra que é possível transformar a energia do Sol captada no espaço em ondas de rádio de alta frequência que são recebidas na Terra por rectenas, um tipo de antena receptora usada para converter energia eletromagnética em eletricidade de corrente contínua.
Euclides Chuma relata que a produção de recursos naturais em outros planetas pode ser feita com agricultores robóticos que trabalharão em conjunto com os seres humanos, sendo máquinas autônomas ou exoesqueletos humanos, capazes de produzir até mesmo alimentos no espaço.
“A exploração espacial está na fronteira do conhecimento humano e, portanto, precisa de todos os recursos tecnológicos disponíveis, incluindo IA, AR, VR, Gêmeos Digitais, Computação Quântica, IoT”, afirma o engenheiro.
Sobre o IEEE
O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.