Ocurta-metragem paulistano A Casa de Catharina, de Felipe Arrojo Poroger, fará a sua estreia na mostra competitiva do É Tudo Verdade, o maior festival de documentários da América Latina. O filme se estrutura a partir de conversas entre o cineasta e sua avó, Catharina. A partir da história da casa onde mora, os dois relembram episódios da vida familiar, em uma reflexão sobre o tempo e a velhice.
A Casa de Catharina marca o retorno de Felipe ao É Tudo Verdade, dois anos tempos de ter apresentado o filme Aqueles Anos de Dezembro, filme no qual debruçava-se sobre a história de sua avó e que ganhou repercussão nacional, tendo sido selecionado também para o Festival de Gramado, CINE-PE, ganhar (dentre outros) a Semana Paulistana de Curta-Metragem e ser exibido na Cinemateca de Paris.
A obra é uma produção Finos Filmes e será exibido, pela primeira vez, no Sesc 24 de Maio, – 19/04/2018 às 17h. Às 21h, no mesmo dia, haverá um debate, no qual o diretor estará presente. No Rio de Janeiro, a sessão inaugural ocorrerá no IMS (RJ), 21/04/2018 às 15h.
19/04 – 17H00 – São Paulo – Sesc 24 de Maio (no mesmo dia, às 21h, terá um debate/papo sobre o filme).
20/04 – 15H00 – São Paulo – Instituto Moreira Salles
21/04 – 18H00 – Rio de Janeiro – Instituto Moreira Salles
22/04 – 19H00 – São Paulo – Centro Cultural São Paulo
A Casa de Catharina
Dir.: Felipe Arrojo Poroger; Brasil/SP, 2018, 10 min.
Sinopse | O passado é tudo o que resta à Catharina, avó do cineasta. Debilitada fisicamente e desinteressada no futuro, rememorar torna-se a sua única distração possível. Sozinha em uma casa outrora cheia de gente, ela espera e conversa com ele.
Sobre o direto | Felipe, 27, é formado em Cinema e Filosofia. Seus últimos quatro curtas passaram por diversos festivais nacionais e internacionais, dentre eles o Festival do Rio, Gramado, Mar del Plata, Cine-PE, Olhar de Cinema e outros. Com a Casa de Catharina entra pela segunda vez, em três anos, na competição do É Tudo Verdade. No último AnimaMundi, em 2017, venceu os quatro prêmios nacionais principais do festival, com o curta Sob o Véu da Vida Oceânica, filme dirigido por Quico Meirelles, do qual assina o roteiro original. É também diretor do Festival de Finos Filmes, mostra paulistana de curtas.
Teaser: https://vimeo.com/259375344