Compilado do IT Forum lista empresas que anunciaram novos executivos e líderes nesta semana
O IT Forum traz, semanalmente, os principais anúncios de contratações, promoções e mudanças de líderes e executivos do setor de tecnologia e em áreas de TI no mercado brasileiro. O compilado é lançado ao final de todas as semanas, às sexta-feiras. Confira abaixo:
Claranet
A Claranet, empresa de soluções de nuvem, cibersegurança, dados, DevOps e serviços gerenciado, anunciou a nomeação de Rodrigo Guerrero como vice-presidente de Vendas da companhia.
Em sua nova posição, o executivo será responsável por impulsionar o crescimento dos negócios Claranet no mercado brasileiro. Sua atuação abrangerá a área de Marketing com a aquisição de novos clientes, expansão das ofertas para os clientes existentes e na arquitetura de soluções pós-venda.
Guerrero acumula uma vasta experiência em empresas reconhecidas no mercado, como Alog, UOL Diveo e Equinix Brasil. Sua trajetória profissional no segmento de data center e nuvem teve início em 2002. A partir de 2005, ele se dedicou à gestão de equipes de vendas e ao suporte ao ciclo de vendas. Ao longo de sua carreira, o executivo demonstrou habilidades sólidas na condução de negócios nesse setor em constante evolução.
OpenText Brasil
Com a aquisição da empresa britânica de software Micro Focus pela canadense OpenText, concluída no início deste ano, o atual vice-presidente e general manager da Micro Focus Brasil, Marco Leone, foi nomeado como novo vice-presidente regional da OpenText Brasil.
Leone assume a posição em julho em inicia a operação da OpenText dedicada ao Brasil. “Em primeiro de julho, começa um novo ano fiscal, e fui convidado para expandir a minha atuação, como head da operação da nova OpenText Brasil,” contou Leone. A operação da OpenText no Brasil fará parte da estrutura na América Latina, liderada por Roberto Regente Jr. “A partir de agora, começamos a trabalhar como uma única empresa, em um único escritório, com uma nova liderança”, completou o RVP.
Seu objetivo na posição será demonstrar como os clientes podem se beneficiar das sinergias da integração entre as soluções das duas empresas. A nova configuração da OpenText Brasil, com as duas equipes unidas, será oficialmente apresentada no evento Febraban Tech, que acontece do dia 27 ao dia 29 de junho em São Paulo.
JBQ Global
O Grupo JBQ.Global, empresa de serviços para transformação e aceleração digital, anuncia a contratação de Eduardo Cunha como novo diretor global de vendas.
Com mais de dez anos de experiência em vendas e conhecimento estratégico – com passagens pela Oracle, Micros Systems e NTT DATA –, o profissional terá o desafio de impulsionar a expansão do Grupo no Brasil, América Latina e Europa.
Com formação na ESPM, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Saint Paul Institute, o executivo também é associado da I2AI, associação sem fins lucrativos que conecta pessoas, negócios, conhecimento e tecnologia para acelerar a adoção sustentável da Inteligência Artificial no mundo.
“Estou entusiasmado por ter a oportunidade de fazer parte desse time excepcional, composto por verdadeiros especialistas em inovação, tecnologia e transformação digital. Contribuir para a consolidação dos negócios do Grupo JBQ.Global e impulsionar a transformação digital nos mercados de atuação da companhia é um desafio inspirador. A JBQ já conquistou sucesso em diversos projetos em diferentes áreas, e estou certo de que vou crescer e aprender muito com todos os membros dessa equipe”, afirmou Cunha.
Nozomi Networks
A Nozomi Networks Inc., empresa de segurança para tecnologia operacional e infraestrutura crítica, anunciou que Marene Allison se uniu ao conselho da companhia. A executiva apoiará os esforços da Nozomi para fortalecer a segurança cibernética no setor da saúde e em outras infraestruturas críticas.
Maren tem mais de 20 anos de experiência em proteção de sistemas de TI e OT de empresas listadas na Fortune 100. Recentemente se aposentou como vice-presidente e CISO da Johnson & Johnson. Marene também foi agente especial do FBI e fez parte da primeira turma da Academia Militar dos EUA em West Point a incluir mulheres, onde concluiu bacharelado em Ciências.
“Estamos honrados com a chegada de Marene no Conselho de Consultores da Nozomi Networks”, diz o CEO Edgard Capdevielle. “Ela é uma pioneira em cibersegurança para o setor de saúde e outras infraestruturas críticas, e sua experiência e paixão por inovação e por solucionar problemas complexos de segurança cibernética a torna uma valiosa aliada para a Nozomi Networks.”
“Proteger o setor de saúde de uma lista crescente de ameaças cibernéticas avançadas é um problema complexo e em constante evolução”, explica Marene. “As tecnologias inteligentes que desafiam o padrão têm um papel fundamental na defesa do setor e de toda a infraestrutura crítica – e foi isso que me atraiu na Nozomi Networks. Ao longo dos anos, sempre me impressionei com a sofisticação das soluções da Nozomi Networks e com sua capacidade de resolver problemas e inovar rapidamente. Estou ansiosa para ajudar essa equipe a continuar tendo sucesso na construção de um futuro seguro para as organizações de saúde no mundo inteiro.”
Faster
A startup de design por assinatura Faster anunciou seis novas contratações de executivos para ajudar na expansão dos negócios da companhia.
Matheus Magalhães, assume o cargo de Head de Business Operations; Eduardo Figueiredo, responsável pela área de canais alternativos e parcerias que chega ao cargo de Channel Development Manager; e Vinícius Ribeiro Lima, que irá liderar a área de marketing como Marketing Manager.
Para a área de relacionamento com cliente, a startup também contratou Amanda Souza, gerente de atendimento e CS; Matheus Cal, gerente de Sales & Upsell; e para liderar os esforços de evolução de produto, André Tranchezzi, gerente sênior de produtos.
“Além de novos clientes, atingimos a marca de 100 colaboradores, incluindo nossa comunidade criativa de mais de 40 profissionais. Essas contratações refletem nosso propósito de seguir escalando nosso negócio de forma organizada e eficiente, para crescer em 200% até 2 anos”, completou Vitor Filipe, CEO da empresa.
Asper Tecnologia
Anderson Kleyton é o novo líder do Security Operation Center da Asper, empresa de cibersegurança, revelou a empresa nesta semana.
O executivo tem amplo conhecimento sobre a indústria 4.0 e mais de 20 anos de carreira na área de tecnologia da informação, atuando na gestão de soluções tecnológicas, inovação e cibersegurança em empresas de grande porte.
Atuando há cinco anos com SOC, Anderson buscou especializações em negócios e certificações específicas como o Certifed Information Security Manager (CISM). Sua contratação ocorre em um momento estratégico para a Asper, que está em vias de inaugurar um SOC mais robusto, maduro e eficiente.
“Estou iniciando um novo desafio que entendo fazer mais sentido para meu momento de carreira e vida. Foi com enorme satisfação que aceitei o desafio. Todos os dias levanto com o propósito de manter o ambiente de nossos clientes protegidos de ameaças novas e conhecidas, minimizando os incidentes de segurança”, disse.
ABDE
A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), que reúne 34 instituições financeiras de desenvolvimento, aglutinadas no Sistema Nacional de Fomento (SNF), empossou nesta semana, em Brasília, o seu novo presidente, Celso Pansera, com a nova diretoria, composta por 10 membros.
Ex-ministro de Ciência e Tecnologia no governo Dilma Rousseff, Pansera preside também presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Ele terá mandato de dois anos na presidência da ABDE e ocupará o lugar de Jeanette Lontra, primeira mulher a comandar a associação e ex-presidente do Badesul Desenvolvimento.
A nova diretoria foi eleita no último dia 24 de maio, durante Assembleia Geral, em Brasília, pelos integrantes do SNF, grupo de instituições associadas que somam mais de R$ 5 trilhões em ativos, até o final de 2022.
Eleita por aclamação e encabeçada por Pansera, a chapa tem dois vice-presidentes: José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, e Heraldo Neves, diretor-presidente da Fomento Paraná. O mandato é de dois anos.
Com ações focadas no Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável, a associação tem atuado para modernizar o Sistema Nacional de Fomento. O SNF responde por 94% da carteira de crédito para o financiamento ao setor público, 86% da carteira de crédito para investimentos em infraestrutura e 81% do crédito rural brasileiro.
Ricoh Brasil
Emerson Paliuco Pires é o novo diretor de Office Services da Ricoh Brasil. Formado em Projetos Mecânicos e pós-graduado em Administração de Empresas, Emerson possui MBA em Gestão de Negócios. O novo executivo responderá diretamente para o CEO da Ricoh Brasil, Giancarlo Ghirotti.
O executivo tem mais de 20 anos de experiência no mercado de Tecnologia e passagens por empresas como IBM, Toshiba, Lenovo, Software AG e Sonda.
AmFi
A AmFi, plataforma que conecta originadores a investidores globais por meio de lending pools, apresentou três novos executivos para seu time de C-Levels: Juan Camilo Murcia, diretor de mercado de capitais; Áureo Jarzinski, COO; e Luis Philipe Passos, diretor de estruturação.
Com mais de 10 anos de experiência internacional na indústria financeira, Juan já passou por instituições como Itaú BBA, Creditas, Santander Brasil e Monte Bravo. O profissional tem amplo conhecimento em estratégias de negócios, DeFi e blockchain e focará na distribuição nacional e internacional dos produtos para investidores institucionais. “Chego muito feliz aqui na AmFi com a missão de identificar e priorizar oportunidades e estreitar o relacionamento com esse tipo de cliente, ação que será muito importante para o crescimento da instituição Brasil afora”, afirmou.
Como COO, Áureo assume a frente de estruturação das operações de crédito, de toda a área operacional e da jornada de originadores e clientes da companhia. É economista, pós-graduado em produtos financeiros e gestão de riscos pela FIA, com especialização pela Stanford University Graduate School of Business. “Passei por grandes empresas como HSI Investimentos, Captalys e BTG Pactual, além de outras fintechs. Entrei com muitas expectativas de integrar o time da AmFi e desse processo pelo qual o mercado de capitais está passando”, ressaltou.
Luís, por sua vez, também traz sólida experiência do setor bancário, adquirida no Itaú Unibanco, além de ter ocupado posições de liderança no Grupo Travessia e também no Grupo Gaia. “Com o passar do tempo, adquiri experiência em modelagem e reestruturação de dívidas, além de habilidade em análise e controle de carteiras, que vai ajudar muito a fintech neste processo”, revelou o executivo.
Veículo: It Forum
Para saber mais acesse: https://itforum.com.br/lideranca/novos-executivos-claranet-jbq-nozomi/