O programa Black 13 fornece bolsas de estudos em escolas e universidades privadas para um grupo de jovens estudantes pretos e pardos
A AbbVie Brasil, companhia biofarmacêutica, desenvolveu o Black 13, um programa para fomentar a justiça racial e contribuir no combate ao racismo sistêmico. Pelo programa, um grupo de estudantes de idades variadas terão seus estudos patrocinados pela empresa por até 13 anos da jornada educacional – desde o6º ano do ensino fundamental à pós-graduação.
Além de bolsa de estudos em escolas e universidades privadas, a AbbVie ficará responsável pelos custos de toda a estrutura necessária que impactam na vida escolar dos alunos como computador e acesso à internet, uniforme, material didático, transporte, plano de saúde no caso de alunos menores de idade, entre outros itens.
“Nosso propósitoé causar um impacto notável na vida das pessoas e entendemos que este impacto deva ir além dos pacientes e profissionais de saúde que atendemos com nossos medicamentos. Queremosusar a nossa força como companhia para contribuir com questões de grande relevância na sociedade, como a causa da justiça racial”, explica o Vice-Presidente e Gerente Geral da AbbVie Brasil, Flavio Devoto.
“Como uma empresa AbbVie, na Allergan Aesthetics temos o compromisso de fazer o que é certo e contribuir com o nosso melhor todos os dias. Promover a inclusão é um dos nossos pilares principais e com esse programa nós damos mais um passo no caminho para um futuro mais justo e menos desigual”, declara Cecília Gurgel, Gerente Geral da Allergan Aesthetics no Brasil.
A origem do programa
A iniciativa foi criada pelo Comitê de Equidade, Igualdade, Diversidade & Inclusão da empresa. O projeto nasceu após um convite realizado pelo CEO Global da empresa, Richard Gonzalez, para que colaboradores da farmacêutica ao redor do mundo refletissem sobre a injustiça racial.
“Na ocasião, nós identificamos que a educação poderia ser catalisadora da igualdade racial”, explica a analista de Eventos, Juliana Araújo, que também é umas das líderes do Grupo de Afinidades de Etnias da AbbVie.
Para executar o programa, a AbbVie conta com instituições parceiras, como a Fundação Gol de Letra, Projeto Arrastão, Casa José Coltro, Universidade Zumbi dos Palmares e Instituto Vera Cruz.
O papel das instituições é selecionar os alunos de acordo ao perfil doprograma, realizar o acompanhamento de seu aproveitamento escolar, incluindo frequência e desempenho, e identificar eventuais necessidades de suporte.
Atualmente o programa conta com 15 estudantes já matriculados, que iniciaram seus estudos em escolas e universidades privadas no começo do ano letivo de 2021. Além deste grupo, outros 6 estudantes estão em processo de matrícula.
“Nunca esperava participar de um projeto como este. Estou gostando muito da minha escola nova, aprendendo muitas coisas e consegui fazer novos amigos. Estou muito feliz”, comenta Vitória Cristina de Jesus Silva, aluna participante do programa.
À medida que os atuais participantes do programa concluem suas etapas, novos jovens poderão ingressar no Black 13.
Sobre a AbbVie
A missão da AbbVie é descobrir e fornecer medicamentos inovadores que solucionem as questões mais sérias de saúde de hoje e enfrentem os desafios médicos de amanhã. Nós nos empenhamos em causar um impacto notável na vida das pessoas em várias áreas terapêuticas: Imunologia, Oncologia, Neurociência, Oftalmologia, Virologia, Saúde da Mulher e Gastrenterologia, além dos serviços e produtos da Allergan Aesthetics. Para mais informações, acesse www.abbvie.com.br. Siga @abbvie no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
No Brasil, a AbbVie começou a operar no início de 2014. Suas unidades de negócios locais incluem Imunologia, Oncologia, Neonatologia, Virologia, Oftalmologia, além dos serviços e produtos da Allergan Aesthetics. A AbbVie conduz mais de 64 estudos clínicos em Imunologia, Oncologia e Virologia, envolvendo mais de 800 pacientes brasileiros e 200 equipes e centros de pesquisa em todo o país.