O acompanhamento prolongado do paciente pode dar um panorama mais completo do seu estado de saúde, afirma Carmelo Bastos Filho, especialista do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade
O estresse é um dos fatores desencadeantes da pressão alta emocional. Se um indivíduo passou por situações difícieis durante o dia, e for o médico no final da tarde, pode estar com a pressão arterial elevada. Nesses casos, um exame capaz de medir a pressão por 24 horas auxiliará o médico a descobrir se o paciente é hipertenso. Seguindo o mesmo princípio, dispositivos remotos poderão no futuro monitorar várias funções de uma pessoa por um longo período. Com a Inteligência Artificial, será possível identificar alterações nas condições de saúde e favorecer o diagnóstico precoce de uma doença.
Esta é a opinião de Carmelo Bastos Filho, membro do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Na sua visão, o primeiro passo para se chegar a este estágio é a popularização do uso de dispositivos vestíveis, a exemplo da massificação dos smartphones. Depois é preciso estabelecer uma regulamentação, como ocorreu com a telemedicina na pandemia. “Se antes era vista com restrições por médicos e pacientes, esta modalidade hoje passou a ser totalmente aceita, beneficiando inclusive comunidades isoladas”, afirma o especialista, que integra o corpo docente da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli-UPE).
Carmelo Filho prevê que no futuro será criado um aparelho, com mais sistemas de sensores, a fim de coletar dados sobre as várias funções do organismo. Essas informações poderiam ser integradas e usadas para indicar problemas de saúde. “A popularização desta ferramenta fantástica poderá ajudar na prevenção, diagnóstico e tratamento das pessoas, sendo especialmente importante em regiões pobres, onde a oferta de serviço médico ainda é escassa”, pondera.
Entrevistas com os especialistas ainda podem ser abordados temas como:
– Inovação e aplicações de inteligência artificial e ciência de dados em saúde;
– Sistemas de comunicação;
– Computação natural.
Sobre o IEEE
O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.