Tecnologia opera de forma confiável, evitando a queda no fornecimento de energia, explica Maurício Salles, membro da maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.
As tecnologias espaciais vêm acelerando o surgimento de muitas soluções para os problemas cotidianos, entre elas a confiabilidade das fontes de alimentação de energia. Para evitar a interrupção no funcionamento de equipamentos e robôs durante a exploração da Lua e do planeta Marte, os cientistas desenvolveram um sistema de armazenamento avançado que, no futuro, poderá ser empregado em hospitais, principalmente nas unidades de terapia intensiva (UTI) e cirurgias assistidas por robôs, prevê Maurício Salles, membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), a maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
“Pode-se pensar no uso desses sistemas em cada equipamento de uma UTI, a fim de evitar que a queda de energia interrompa o funcionamento do aparelhos e cause danos ao paciente”, afirma Salles. Esse sistema, que foi empregado para operar robôs remotamente no espaço, pode ser utilizado em hospitais a fim de conferir confiabilidade às cirurgias robóticas que, no Brasil, já são realizadas há quase 20 anos, principalmente no tratamento de doenças no coração, tórax, sistemas gástrico, urológico e reprodutor.
O membro do IEEE explica que o sistema de alta densidade de armazenamento de energia usado na exploração do espaço “pode não mais parecer com uma pilha pequena, só que mais gordinha, como são as de íon de lítio de hoje”. Ele afirma que, no decorrer do tempo, já foram empregados vários tipos de materiais. “Essa nova tecnologia será de estado sólido. Desta forma funcionam de maneira mais segura porque não são inflamáveis”, pondera. As baterias com a eletroquímica de estado sólido poderão manter os celulares por três dias sem a necessidade de serem carregados. E poderão ser usadas em alguns celulares e notebooks em 2021.
Entrevistas com o especialista ainda podem ser abordados temas como:
– Armazenamento de energia e mercados de energia elétrica
– Integração de energias renováveis
– Geração distribuída, análise dinâmica de sistemas elétricos e estabilidade
Sobre o IEEE
O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.