· A AbbVie (NYSE: ABBV), companhia biofarmacêutica baseada em pesquisa, anuncia a apresentação de dados de estudos clínicos que avaliam o inibidor de BCL-2 venetoclax (VENCLEXTA®), entre outros tratamentos, em múltiplos tipos de câncer no sangue, durante o 25o Congresso da Associação Europeia de Hematologia (EHA), que acontece online, de 11 a 21 de Junho de 2020. Esses dados abrangerão os medicamentos do portfólio de oncologia já aprovados para leucemia linfoide crônica (LLC), leucemia mieloide aguda (LMA), bem como aqueles em pesquisa para outros tipos de tumor no sangue.
“Estamos entusiasmados em compartilhar esses estudos com a comunidade oncológica global, pois refletem nosso compromisso contínuo em melhorar o atendimento aos pacientes com vários tipos de câncer no sangue difíceis de tratar”. afirmou o médico Neil Gallagher, Ph.D., diretor médico, vice-presidente de desenvolvimento da AbbVie.
Entre os resumos de trabalhos no EHA, os pesquisadores apresentarão dados com base nos resultados de fase 3 do estudo CLL14, que avaliou venetoclax em combinação com obinutuzumabe em pacientes com LLC sem tratamento prévio (abstract # S155). Esta combinação foi aprovada pela FDA (agência regulatória nos EUA) em maio de 2019, pela Anvisa (agência regulatória no Brasil) em janeiro de 2020 e pela Comissão Europeia em março de 2020, com base nos dados do estudo CLL14. 1
Também serão apresentados resumos de estudos de venetoclax em vários tipos de tumores, incluindo:
· Dados de acompanhamento prolongado do estudo MURANO de Fase 3 em análises de subgrupos de venetoclax em combinação com rituximabe em LLC recidivada/refratária incluindo o impacto da descontinuação/interrupção prematura do venetoclax.
· Atualização de seis meses do estudo de fase 3 VIALE-C de venetoclax em combinação com baixa dose de citarabina em pacientes idosos com LMA, sem tratamento prévio.
Sobre VENCLEXTA® (venetoclax)
Venetoclax é o primeiro de uma nova classe de medicamentos que seletivamente inibe a proteína BCL-2. Em alguns tipos de câncer no sangue ou outros, a proteína BCL-2 impede a morte natural das células, ou seu processo de auto destruição, chamado de apoptose.
Venetoclax tem como alvo a proteína BCL-2 e age para restaurar o processo de apoptose. Venetoclax é um tratamento de uso oral e livre de quimioterapia.
Venetoclax está sendo desenvolvido pela AbbVie e Roche. É comercializado conjuntamente pela AbbVie e Genentech, uma empresa do grupo Roche, nos Estados unidos; e pela AbbVie fora dos Estados Unidos. Juntas, as companhias têm o compromisso de pesquisar a proteína BCL-2 e estudar venetoclax em estudos clínicos para vários tipos de câncer. Venetoclax está aprovado em 50 países, incluindo Brasil.
Sobre AbbVie em Oncologia
Na AbbVie, nos empenhamos para descobrir e desenvolver medicamentos que proporcionem melhoria transformadora no tratamento do câncer, combinando de forma única nosso profundo conhecimento em áreas fundamentais da biologia com tecnologias avançadas, e pelo trabalho conjunto com nossos parceiros – cientistas, especialistas clínicos, pares da indústria, grupos de apoio a pacientes e pacientes. Nós continuamos focados em gerar estes avanços transformadores no tratamento de alguns dos tipos mais complexos e agressivos de câncer. Com a aquisição da Pharmacyclics em 2015 e Stemcentrx em 2016, nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento, incluindo por meio de colaborações, o atual portfólio da AbbVie consiste em medicamentos já em uso e novas moléculas em avaliação em todo o mundo, por meio de mais de 200 estudos clínicos e mais de 20 diferentes tipos de tumores. Para mais informações, acesse http://www.abbvie.com/oncology.
Sobre AbbVie
A missão da AbbVie é descobrir e fornecer medicamentos inovadores que solucionem desafios sérios de saúde de hoje e estejam prontos para os desafios médicos de amanhã. Nós nos empenhamos para causar um impacto notável na vida das pessoas em várias áreas terapêuticas-chave: Imunologia, Oncologia, Neurociência, Oftalmologia, Virologia, Saúde da Mulher e Gastroenterologia, além dos serviços e produtos da Allergan Aesthetics. Para mais informações, acesse www.abbvie.com Siga @abbvie no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
No Brasil, a AbbVie começou a operar no início de 2014. Suas unidades de negócios locais incluem imunologia, neonatologia, virologia, oncologia, oftalmologia, além dos serviços e produtos da Allergan Aesthetics. Entre suas diferentes áreas de atuação, conduz mais de 50 estudos clínicos em Imunologia, Oncologia e Virologia, em 23 cidades brasileiras, envolvendo mais de 200 equipes e centros de pesquisa brasileiros.