Com curadoria da arquiteta e designer urbana Sol Camacho, mostra pode ser conferida de 4 a 16 de setembro, no Espaço Isla, em São Paulo
Com proposta diferenciada de levar arte para os diversos continentes, a galeria itinerante Ballon Rouge Collective, de Istambul, na Turquia, abre, no próximo dia 4, no Espaço Isla, na Rua da Consolação, em São Paulo, a exposição de desenhos da artista e arquiteta brasileira Bruna Canepa, “Deserto Americano”, com curadoria de Sol Camacho, arquiteta e designer urbana, membro da Ballon Rouge Collective. Na abertura, no dia 4, também será apresentado vídeo-instalação do artista Bruno Dicolla.
Com as ferramentas básicas de uma arquiteta, a artista Bruna Canepa junta, em 10 desenhos, paisagem, geografia e tempo no papel, com elementos facilmente reconhecidos e reconhecíveis da arquitetura, como colunas, janelas e portas, que traçam mundos que deixam o espectador questionar onde poderia existir esse lugar. “Esses lugares já foram vistos, mas não se sabe se aqui ou mais longe… não se distingue se é presente, passado ou futuro”, comenta Canepa.
O Deserto de Bruna
Os desenhos de Canepa retratam fragmentos de arquiteturas que se repetem ao longo do continente americano, pedaços de cultura, principalmente estadunidense, que é materializada em ícones do contexto urbano e suburbano da paisagem desde Arizona até Atacama.
Um carro ou uma pessoa dão escala aos pilares modernistas e neoclássicos que suportam coberturas e letreiros genéricos, às janelas que mostram o horizonte afastado. Todos estes elementos exploram a construção material e simbólica do continente. As peças arquitetônicas são deslocadas de seu lugar de origem para questionar o contexto físico onde se encontram e, também, o significado das diversas apropriações que acontecem ao longo do território.
“Tudo esta aí, não invento nada”, explica Bruna ao descrever os desenhos que preciosamente traça no estúdio onde trabalha no centro de São Paulo. Na sombra do Edificio Copan e o antigo Hilton, Bruna esboça num caderno o plano preparatório dos pequenos elementos que depois com rotring, aerógrafo, caneta, pintura, pincel, letraset, folhas brancas, translúcidas e papeis coloridos transforma em paisagens arquitetônicas fascinantes.
Legenda imagem:
Bruna Canepa, Posto de Gasolina A, 2018, Tinta preta, lápis de cor e letraset (letras instantâneas) em papel transparente, 32,5 x 47,5 cm. Cortesia do artista e Coletivo Ballon Rouge.
Sobre a artista
Bruna Canepa é arquiteta formada pela Escola da Cidade (2013), em São Paulo, onde vive e trabalha. É co-fundadora do escritório Miniatura (2010 – 2014) e também colabora com escritórios locais. Desde 2008 trabalha como artista visual e participa de uma série de exposições, dentro e fora do Brasil (“30 ARCHITECTES” ( Pavillon de L’Arsenal , Paris) / “25 ARCHITECTES / 5 ABSENTS” (ARTCade, Marselle) / ” THE SUPREME ACHIEVEMENT” (CAMPO, Rome) / ” CIDADE GRÁFICA” (Itaú Cultural , São Paulo) / “OFFICE US” collaboration (American Pavillion, Biennale di Venezia) / “DALLA TERRA ALLA LUNA” (Studio Stefania Miscetti, Rome) / “MINIATURA” (Studio-X Rio de Janeiro – Columbia University – GSAPP ).
Sobre Ballon Rouge Collective
Galeria de arte itinerante, Ballon Rouge Collective realiza uma série de mostras em diferentes localidades do mundo desde 2017, tendo iniciado em Istambul, na Turquia, o primeiro show de exposições, que depois passou por Londres, Los Angeles e Bruxelas. Em 2018, as instalações ocuparão as cidades de São Paulo, Paris e Nova York. Cada uma dessas cidades é administrada por um membro da galeria, que são “embaixadores” e curadores nas respectivas cidades, conectando e ajudando a semear a essência do coletivo.
SERVIÇO
DESERTO AMERICANO | Bruna Canepa| Curadoria de Sol Camacho
Ballon Rouge Collective
Data: 4 a 16 de setembro (abertura 4 de setembro, das 16h às 19h)
Espaço Isla: (Rua da Consolação 2947 – entre Alameda Itú e Alameda Franca)
Horário: terça a domingo das 12h às 18h (com hora marcada)
SPMJ Comunicação
11.3289-2699
spmj@spmj.com.br